top of page

Pesca Desportiva

Big-Game Fishing

 

 

A pesca desportiva dirigida aos grandes peixes pelágicos nos Açores começou por volta dos anos 80, atingindo o seu auge durante os anos 90, quando uma série de capturas de espadim-azul (Makaira nigricans) estabeleceram recordes mundiais.

 

No início desta actividade, a maioria dos peixes capturados eram mortos e desembarcados; no entanto, a partir de 1989, a pesca desportiva dirigida a grandes pelágicos tornou-se essencialmente uma actividade não extractiva de captura e libertação.

A espécie alvo desta actividade é o espadim-azul, contudo, existem outras espécies de interesse tais como: espadim-branco (Tetrapturus albidus), bicudo (Tetrapturus pfluegeri), dourado (Coryphaena hippurus), bonito (Katsuwonus pelamis), patudo (Thunnus obesus), tubarão-azul (Prionace glauca) e mako (Isurus  oxyrinchus).

Trata-se de uma actividade fortemente sazonal, ocorrendo durante os meses de verão (Julho a Setembro). Um dia de pesca típico dura cerca de 8 a 10h de corrico nas águas ao largo das ilhas e dos montes submarinos.

bottom of page