top of page

Mergulho

Diving

 

 

Mergulho

As águas límpidas, os cenários subaquáticos únicos e a presença de espécies marinhas específicas (ex: tubarões, jamantas) tornam os Açores num dos destinos mais procurados do Atlântico para a prática de mergulho. À semelhança da observação de cetáceos, esta é também uma actividade sazonal, ocorrendo normalmente de Junho a Setembro, quando o clima se torna menos húmido e a temperatura da água aumenta até aos 23ºC.

As empresas que promovem esta actividade operam normalmente em barcos semi-rígidos e/ou cabinados, transportando 6 a 12 mergulhadores, em viagens que podem durar 3h até um dia inteiro, dependendo do local de mergulho.

Mergulho com tubarões

O mergulho com tubarões é a mais recente oferta da indústria marítimo-turística dos Açores. Esta actividade começou experimentalmente em 2009/2010, com expedições em torno das ilhas do Pico e Faial, de modo a avaliar o potencial desta actividade. 

 

À semelhança das restantes actividades marítimo-turísticas nos Açores, ocorre preferencialmente durantes os meses de verão (Junho a Outubro) e são usados o mesmo tipo de embarcações (semi-rígidos e barcos cabinados), com 6 a 8 mergulhadores por barco.

O mergulho é feito em águas profundas perto da costa, montes submarinos, etc., onde os tubarões são atraídos com engodo. As saídas para mergulho com tubarões podem demorar até 6h, dependendo do tempo necessário para atrair os animais. A espécie habitualmente avistada neste tipo de mergulho é o tubarão-azul ou tintureira (Prionace glauca) podendo ocorrer avistamentos fortuitos do tubarão-mako (Isurus oxyrinchus).

bottom of page